Atualizado em: Maio/2023
Introdução e Objetivos
A Zero Hash adota medidas para monitorar, detectar e prevenir fraudes, inclusive estabelecendo e mantendo esta Política Antifraude da Zero Hash, que inclui: (1) a identificação e avaliação de riscos de fraude; (2) procedimentos e controles para proteger e prevenir riscos identificados; e (3) alocação de responsabilidade para monitorar, detectar e relatar riscos. A Zero Hash também pode tomar medidas para fornecer orientação aos clientes em relação a fraudes e atividades fraudulentas.
A Zero Hash possui processos eficazes para identificar e gerenciar riscos de fraude, bem como mecanismos de controle interno eficazes para proteção contra esses riscos. Esta Política Antifraude da Zero Hash é uma visão geral dos sistemas e controles em vigor que visam:
- Identificar os riscos de fraude onde quer que surjam em suas atividades;
- Medir e controlar os diferentes tipos de risco;
- Atribuir a responsabilidade pela gestão de riscos a pessoas com conhecimento e experiência apropriados; e
- Fornecer informações suficientes e confiáveis para indivíduos-chave.
A Zero Hash reconhece que os riscos de fraude estão em constante evolução à medida que os fraudadores executam esquemas inovadores. Fraude pode ser definida como qualquer ato que, para ganho, usa o engano como seu principal método de operação. Para fins da Política Antifraude da Zero Hash, “fraude” pode incluir, mas não está limitada, às seguintes ações:
- Manipulação de mercados de negociação ou outras práticas comerciais violadoras ou inapropriadas;
- Manipulação, falsificação ou alteração de registros, informações ou documentos;
- Apropriação indevida de ativos, como moeda fiduciária ou ativos digitais;
- Suborno e corrupção;
- Usurpação de interesses corporativos para ganhos pessoais;
- Pagamento ou recebimento de subornos, propinas ou outros pagamentos inapropriados; e
- Roubo ou fraude de identidade, conforme cenários descritos abaixo.
A seguir apresentamos uma lista não exaustiva de riscos ou métodos de fraude relacionada à identidade:
- Fraude de primeira parte - uma pessoa ou um grupo que se identifica falsamente ou fornece informações incorretas.
- Fraude de segunda parte - um indivíduo que concorda em fornecer suas informações pessoais a um terceiro, membro da família ou amigo próximo para cometer a fraude.
- Identificação sintética - uma combinação de credenciais fabricadas em que a identidade implícita não está associada a uma pessoa real. Os fraudadores podem criar identidades sintéticas usando números de documentos de identificação potencialmente válidos acompanhados de informações falsas de identificação pessoal (“PII”).
- Fraude de terceiros - geralmente conhecida como roubo de identidade (ITO - Identity Takeover), a fraude de terceiros ocorre quando um ator mal-intencionado usa as informações de identificação de outra pessoa para abrir novas contas sem o conhecimento do indivíduo cujas informações estão sendo usadas.
- Roubo de conta (ATO - Account Takeover) - uma forma de roubo de identidade que funciona por meio de uma série de pequenas etapas, incluindo um fraudador obtendo acesso à(s) conta(s) da vítima e, em seguida, fazendo alterações não monetárias, como modificar dados cadastrais e/ou alterar a senha.
Identificando Transações Fraudulentas
A atividade fraudulenta pode ser identificada a partir de uma variedade de fontes e fatores, incluindo alertas de sistemas, reclamações ou denúncias. Uma vez identificada, a atividade potencialmente fraudulenta será investigada e, se determinada como fraude verdadeira, é endereçada para as devidas providências.
Investigações
As investigações são conduzidas pela equipe de Compliance e quando há comprovação de atividades fraudulentas, esta equipe trabalha em conjunto com a direção da Zero Hash para determinar a ação apropriada a ser tomada, com base na natureza da fraude identificada. As decisões de relatar ou encaminhar os resultados da investigação para as autoridades legais e/ou agências reguladoras apropriadas são tomadas em conjunto com o Conselheiro Jurídico.
Se, durante o curso de uma investigação, forem descobertas evidências de outros possíveis crimes financeiros ou de lavagem de dinheiro, o caso é escalado para investigação e disposição adicionais pelas respectivas áreas responsáveis. As investigações sobre atividades potencialmente fraudulentas, incluindo aquelas que podem envolver um funcionário da Zero Hash, são conduzidas independentemente do tempo de serviço, cargo/título ou relacionamento do suspeito com a Zero Hash.
Encerramento ou Bloqueio de Relacionamento
As investigações de fraudes podem resultar em uma recomendação para encerrar ou bloquear um relacionamento com o usuário final. Tal recomendação é analisada e determinada pelo Compliance Officer e o Conselheiro Jurídico também pode ser consultado antes que tal ação seja tomada.
Suporte e prevenção de fraudes
Incentivamos todas as vítimas de fraude a denunciar a fraude às autoridades reguladoras relevantes e competentes.
Se você acredita ter sido vítima de fraude relacionada aos serviços de Zero Hash, entre em contato com a Zero Hash através do email: support@zerohash.com.